Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Página inicial > Menu > Menu principal - Pós-graduação > Produções - Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (2022)
Início do conteúdo da página

Produções - Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (2022)

Publicado: Segunda, 22 de Agosto de 2022, 11h59 | Última atualização em Quinta, 21 de Novembro de 2024, 17h08

2022

Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem e sua Interlocução com os Conhecimentos Didático-Matemáticos para o Ensino da Matemática: desafios e possibilidades vivenciadas por uma professora pesquisadora
Autor(a): Glaucia Marins Moreira
Orientador(a): Prof. Dr. Rogério Marques Ribeiro
Data da defesa: 24/06/2022


Resumo: Este estudo teve, como objetivo, investigar e analisar os desafios e possibilidades de uma professora pesquisadora durante a elaboração e o desenvolvimento de uma trajetória hipotética de aprendizagem (THA) junto a uma turma de estudantes do Ensino Técnico Integrado à Administração. As ações e reflexões da professora pesquisadora, durante a elaboração e aplicação das tarefas articuladas com a THA, foram analisadas a partir dos conhecimentos didático-matemáticos mobilizados por ela, considerando o modelo do Conhecimento DidáticoMatemático, proposto por Juan D. Godino. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, cujos dados foram produzidos por meio do registro em áudio das aulas ministradas e pelo uso do caderno de anotações. Pode-se concluir que essa investigação possibilitou a identificação de diferentes desafios vivenciados pela professora pesquisadora em sua prática docente na elaboração e no desenvolvimento da THA, mas também possibilitou identificar as contribuições que essa ação trouxe para a prática docente dela. Destaca-se que a partir das reflexões realizadas pela professora pesquisadora, foi elaborado, como Produto Educacional, um material que é caracterizado como um relatório reflexivo. Temse a expectativa de que este material possa contribuir para reflexões no campo da formação de professores, a partir das reflexões ali destacadas acerca dos caminhos trilhados durante a realização de uma pesquisa-ação para a construção da dissertação, elaborada no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do IFSP/Campus São Paulo.

Palavras-chave: Formação de Professores. Educação Matemática Crítica. Prática Reflexiva.

Dissertação Produto Educacional
Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem e sua Interlocução com os Conhecimentos Didático-Matemáticos para o Ensino da Matemática: desafios e possibilidades vivenciadas por uma professora pesquisadora Conhecimentos didático-matemáticos em ação: relato de uma professora pesquisadora e o desenvolvimento de uma trajetória hipotética de aprendizagem


Possibilidades e desafios no uso de simulações virtuais no ensino de química
Autor(a): Wesley Vaz Martins
Orientador(a): Profa. Dra. Lúcia S. F. de C. A. Collet
Data da defesa: 31/01/2022


Resumo: As estratégias pautadas no uso de recursos tecnológicos como simuladores virtuais no ensino de Química se tornam importantes para facilitar a abordagem de diversos conteúdos em sala de aula, bem como proporcionar a aprendizagem significativa. Neste contexto, o objetivo deste estudo é analisar as potencialidades e desafios do uso dos simuladores ChemDemos, Irydium e Phet Colorado no ensino de Química a partir de um estudo bibliográfico. O presente estudo foi realizado a partir de uma revisão bibliográfica, cuja análise de dados permaneceu fundamentada na Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977), mediante a coleta de artigos científicos nacionais publicados na ferramenta de busca Google Acadêmico nos últimos 10 anos, de 2011 a 2021. A pesquisa indica que quando comparado com os simuladores ChemDemos e IrYdium, o Phet Colorado apresenta uma interface mais simples e dinâmica, além de ser totalmente gratuito e estar disponível em Português. Observou-se ainda que o Phet Colorado pode ser usado para contextualizar diferentes conteúdos, apresentando maior potencial de interatividade para a aplicação de jogos. Ao final do estudo, é proposto o produto educacional, que trata de um manual/site detalhado para o uso do professor, com dicas de usos dos simuladores, lista de exercícios, planos de aula, sequências didáticas, entre outros.

Palavras-chave: Ensino de Química. Metodologias Ativas. Phet Colorado. Ensino Médio.

Dissertação Produto Educacional
Possibilidades e desafios no uso de simulações virtuais no ensino de química Vídeo tutorial para docentes: o uso do simulador phet no ensino de química


Análise das relações de gênero percebidas num curso de robótica
Autor(a): Julyana Taques Gomes Villagran
Orientador(a): Prof. Dr. Gustavo Isaac Killner
Data da defesa: 03/02/2022


Resumo: Esta pesquisa avalia se o conceito de gênero pode ser considerado como um organizador social na divisão de trabalhos coletivos em um curso de robótica, área predominantemente masculina. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com 638 estudantes do 6º ao 9º ano de uma escola da rede privada da cidade de São Bernardo do Campo (SP). Neste estudo se analisou como os sujeitos da pesquisa se organizavam livremente em grupos nos diferentes anos. Foi utilizada uma abordagem mista, incluindo pesquisa documental, observação in situ, questionários e entrevistas com estudantes. Ao final, a partir dos agrupamentos observados e da triangulação dos dados obtidos, foi possível identificar que o gênero se constitui como organizador social para as atividades em grupo neste curso, além de evidenciar o chamado efeito tesoura já na educação básica. Foi possível associar o sucessivo afastamento feminino das atividades de robótica à profecia autorrealizadora, ao efeito Matilda e à superação desse distanciamento à presença de professoras nessa área historicamente masculinizada.

Palavras-chave: Organizador social. Agrupamento por gênero. Educação tecnológica. Meninas nas ciências. Efeito tesoura.

Dissertação Produto Educacional
Análise das relações de gênero percebidas num curso de robótica Como abordar gênero na sala de aula?


Aspectos motivacionais no ensino de matemática em espaço não formal na rede pública municipal de Taboão da Serra
Autor(a): Marcos Paes de Barros
Orientador: Prof. Dr. Marcio Yuji Matsumoto
Data da defesa: 04/03/2022


Resumo: O “Matematicando no Parque” é um evento anual de matemática, público, gratuito, em ambiente de aprendizagem não formal institucionalizado, no qual as escolas da rede pública municipal de Taboão da Serra apresentam atividades que desenvolvem o raciocínio lógico. O objetivo deste trabalho é investigar os fatores motivacionais decorrentes da participação dos alunos da rede pública do Ensino Fundamental 1 de Taboão da Serra no “Matematicando no Parque” a fim de compreender o impacto do evento no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, identificamos e categorizamos as diferentes abordagens de aprendizagem presentes nas últimas edições do evento, propusemos um questionário a fim de mensurar a percepção dos alunos em relação aos fatores motivacionais envolvidos no processo de ensinoaprendizagem e aplicamos este questionário, de forma online, tanto para alunos que foram quanto para os que nunca frequentaram o evento, para efeito de comparação. Para os alunos que já participaram do evento, propusemos uma extensão do questionário com perguntas exclusivas cuja a finalidade foi compreender o impacto do evento em uma perspectiva motivacional. Além da análise estatística dos resultados do questionário, analisamos depoimentos de professores que participaram do processo com o intuito de confirmar ou infirmar a hipótese de que os alunos aprendem matemática de forma mais eficiente motivados por causa do “Matematicando no Parque”. Por fim, foi desenvolvido um guia de orientações para a feitura do “Matematicando Virtual”, evento online inspirado no “Matematicando no Parque”, a partir de uma ideia que surgiu ao longo da pesquisa, após o cancelamento do evento presencial no período de pandemia de COVID-19.

Palavras-chave: matemática, motivação; jogo educativo; educação não formal.

Dissertação Produto Educacional
Aspectos motivacionais no ensino de matemática em espaço não formal na rede pública municipal de Taboão da Serra Orientações para projeto: Matematicando Virtual

Desenvolvimento de habilidades socioemocionais em aulas de estatística: contribuições de uma sequência didática para estudantes do 9° ano do ensino fundamental
Autor(a): Vanessa Maciel Mangelot Silva
Orientadora: Profa. Dra. Diva Valério Novaes
Data da defesa: 10/05/2022

Resumo: Mediante o relevante aumento da depressão psicológica dos discentes e da violência nos ambientes escolares, propomos atividades que ofertem vivências e reflexões no que tange às habilidades socioemocionais, as quais são propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Não obstante, um dos desafios é utilizá-las em todas as áreas dos saberes. Acreditamos que todas as disciplinas escolares possam contribuir com essa formação. Nesse contexto, elaboramos uma sequência didática que considera os aspectos físicos, emocionais, cognitivos e intelectuais dos estudantes na formação acadêmica. Tal sequência didática foi desenvolvida para alunos do 9º ano de uma escola pública estadual, localizada na cidade de Guarulhos - SP. É importante ressaltar que a sequência didática poderá ser aplicada em todos os segmentos de ensino. Utilizamos metodologias ativas, especialmente a estratégia da sala de aula invertida, no espaço destinado ao processo de ensino e aprendizagem da Educação Estatística, de acordo com o currículo de Matemática. Para o desenvolvimento deste trabalho, utilizaremos a pesquisaação, vide os objetivos nas respectivas etapas: pesquisa do referencial teórico em Educação Socioemocional; Educação Estatística; Análise Exploratória de Dados e Roda de Conversa. Pretendemos, dessarte, contribuir de maneira significativa, por meio da sequência didática elaborada, para o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo específico de Estatística e, simultaneamente, com a formação integral dos estudantes, considerando a construção de autonomia, protagonismo, autoconhecimento e identidade dos estudantes. O produto educacional será a sequência didática elaborada para esse fim.

Palavras-chave: Educação Estatística. Educação Socioemocional. Educação Socioemocional.

Dissertação Produto Educacional
Desenvolvimento de habilidades socioemocionais em aulas de estatística: contribuições de uma sequência didática para estudantes do 9° ano do ensino fundamental Sequência didática: uma proposta do desenvolvimento das habilidades socioemocionais nas aulas de estatística


A Aprendizagem Baseada em Problemas: formação de professores de Matemática

Autor(a): Elisandra dos Reis Nunes
Orientador: Prof. Dr. Armando Traldi Junior
Data da defesa: 13/06/2022


Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar as possibilidades e os desafios de elaborar uma proposta de ensino relacionada ao conceito dos números reais a partir do constructo teórico de uma metodologia de ensino ativa, a Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning, PBL) para a formação de Professores de Matemática. A PBL é uma abordagem instrucional que utiliza problemas da vida real para realçar, motivar e favorecer a aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes relevantes à futura atuação do aprendiz como profissional e cidadão. A presente proposta de trabalho se pauta numa abordagem qualitativa de cunho exploratório a fim de abordar o conceito dos números reais por meio de uma sequência didática com problemas reais ou realísticos desenvolvidos de acordo com os preceitos da PBL e destinados a Professores de Matemática. O ensino de Matemática e, consequentemente, a Formação do Professor de Matemática, têm fundamental importância na sociedade, visto que ambos colaboram para a construção de uma cidadania consciente e uma população matematicamente letrada, capaz de dominar os conceitos necessários para lidar com a resolução de situações-problemas, além de contribuir para a inserção do indivíduo no mundo do trabalho. Para tanto, as considerações a respeito da interdisciplinaridade e as suas relações com a Aprendizagem Baseada em Problemas fazem-se necessárias mediante as diversas conexões entre os saberes, uma vez que as questões relevantes na formação de professores devem estar voltadas para uma aprendizagem de Matemática mais autônoma e que possibilite o desenvolvimento de habilidades investigativas, interpretativas, críticas e criativas. Dessa forma, vemos nesse estudo a oportunidade de explorar metodologias ativas como a PBL sugerindo sua aplicação na formação de Professores de Matemática, acreditando ser fundamental investir na formação de professores para que esses profissionais tenham condições de aperfeiçoar sua prática pedagógica e de despertar a consciência para o seu papel social capaz de gerar transformação e impactar positivamente o contexto escolar. Sendo assim, consideramos que as principais possibilidades para a elaboração da proposta de ensino são: ofertar aos professores de Matemática um espaço de formação a partir da reflexão coletiva, propondo problemas compatíveis com a sua realidade profissional e auxiliá-los no direcionamento para a resolução das situações-problema de maneira a explorar a metodologia de ensino proposta, ao mesmo tempo em que se aprofunda a aprendizagem acerca do conceito dos números reais. Já os principais desafios podem ser observados a partir de três eixos: PBL, formação de professores e números reais ao elaborar situações-problemas que explorassem o conceito de número real se utilizando da fundamentação teórica da disciplina de Matemática num viés acessível a estudantes da Educação Básica, buscando aproximar a Matemática aplicada com aquela produzida no âmbito escolar. A partir dessa pesquisa foi produzido um produto educacional intitulado “Um caminho para o Ensino do conceito de Números Reais” que segue anexado ao texto desta pesquisa.

Palavras-chave: Formação de Professores. Matemática. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). Números Reais.

Dissertação Produto Educacional
A Aprendizagem Baseada em Problemas: formação de professores de Matemática Sequência Didática - Um caminho para o Ensino do conceito de Números Reais


A relação entre consumo e sustentabilidade: uma abordagem da Educação Estatística para a Educação Básica

Autor(a): Ellen Alves Pinho
Orientadora: Profa. Diva Valério Novaes
Data da defesa: 10/05/2022


Resumo: Investigar como a Educação Estatística pode contribuir para a reflexão de assuntos referentes à Sustentabilidade e Consumo, com intervenção social e desenvolvimento socioemocional dos educandos foi o objetivo desta pesquisa. Os participantes da pesquisa foram alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no município de São Paulo. O trabalho está fundamentado numa pesquisa qualitativa por meio de pesquisa-ação. A pesquisa está organizada em três etapas: (i) pesquisa do referencial teórico: Currículo da Cidade de São Paulo, Sustentabilidade e Educação Socioemocional; (ii) Elaboração e desenvolvimento da Sequência Didática: questionário prévio para levantamento de dados sobre atitudes sustentáveis ou não dos alunos e de seus familiares; aula conceitual sobre Estatística e Sustentabilidade de forma interdisciplinar em parceria com a professora de Ciências; discussões por meio de roda de conversa com intervenções embasadas nos resultados da pesquisa; (iii) análise exploratória de dados, focada em habilidades socioemocionais. Buscouse contribuir, por meio de uma sequência didática, de forma global, na formação social, emocional e intelectual do educando. Por meio dos protocolos das atividades elaboradas e da roda de conversa, identificamos a aprendizagem do conteúdo específico de Estatística proposto no Plano de Ensino da turma, indícios de habilidades sociais e emocionais, bem como contribuições para a implementação da Educação Ambiental.

Palavras-chave: Educação estatística. Sustentabilidade. Consciência social. Tomada de decisão responsável.

Dissertação Produto Educacional
A relação entre consumo e sustentabilidade: uma abordagem da Educação Estatística para a Educação Básica Sequência Didática Pegada Ecológica: contribuição da Estatística para formação de consciência ambiental

Os bebês e as crianças do berçário como cientistas das coisas. Valorizando suas pesquisas

Autor(a): Fabiana França Barbosa
Orientadora: Profa. Dra. Amanda Cristina Teagno Lopes Marques
Data da defesa: 31/03/2022


Resumo: A pesquisa tem como objeto de estudo o currículo do berçário, e objetiva analisar de que forma a intervenção do professor nos espaços, tempos e materiais oferecidos às crianças possibilitam a pesquisa e a construção de saberes científicos feito por bebês e crianças bem pequenas, ainda que não seja comum usarmos esse termo quando nos referimos à Educação Infantil. O trabalho constou com uma pesquisa qualitativa e aspectos que se aproximaram de uma pesquisa-ação estratégica e a análise dos dados a partir da observação participante. As etapas de pesquisa que puderam viabilizar a consecução do objetivo pretendido foram: a) pesquisa bibliográfica sobre legislação, currículo da educação infantil com relação a organização de tempos, espaços e materiais, o papel do educador e modelos pedagógicos inspirados nas pedagogias participativas; b) proposição de intervenções no espaço que possibilita a aproximação a elementos dos saberes científicos; c) observação e registro das interações e pesquisas dos bebês e crianças nas ambiências; d) análise das experiências nas ambiências e as interações dos bebês e crianças em sua articulação a saberes científicos. Para tal, assumimos a perspectiva das pedagogias participativas, considerando as possibilidades do trabalho com uma pedagogia não transmissiva. O referencial teórico da pesquisa está ancorado em documentos do governo federal, em Freire, com o suporte da legislação e do currículo, em Formosinho, Oliveira-Formosinho, Goldschmied, Jackson, Falk, Malaguzzi, elucidando um olhar para as pedagogias participativas; Dewey e Bruner com os aspectos da criança pesquisadora, Forneiro, Oliveira-Formosinho, Hoyuelos, Barbosa, Fochi, Horn, com vistas a compor os estudos sobre as ambiências e a valorização do educador no contexto da indissociabilidade entre educar e cuidar. Como resultados, indicamos as potencialidades dos bebês e suas pesquisas diante dos materiais e dos espaços organizados, destacando seu lugar de agência e capacidade investigativa, bem como a importância do planejamento de tempos, espaços e materialidades que ofereçam desafios e possibilidades de exploração. Espera-se contribuir para a construção de um currículo no qual bebês e crianças são vistos como pesquisadores, o educador como facilitador e mediador e o espaço também como um educador. No produto educacional, produzimos três documentos apresentando um deles narrando as pesquisas dos bebês na perspectiva das mini histórias, um material didático com olhar cuidadoso para a organização de contextos educativos e um terceiro com o relato da participação das famílias no contexto das escolas da infância.

Palavras-chave: Currículo no Berçário. Educação Infantil. Educação Científica.

Dissertação Produto Educacional
Os bebês e as crianças do berçário como cientistas das coisas. Valorizando suas pesquisas

Investigando estratégias de resolução de situações-problema do campo aditivo a partir de uma trajetória hipotética de aprendizagem

Autor(a): Julia Macedo de Oliveira Morioka
Orientador: Prof. Dr. Rogério Marques Ribeiro
Data da defesa: 28/10/2022


Resumo: A presente pesquisa insere-se no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - Campus São Paulo. O objetivo do estudo foi investigar e analisar as estratégias de resolução de situações-problema do campo aditivo a partir da proposta de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA), desenvolvida com um grupo de estudantes do 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Considerando esse olhar, a investigação desenvolvida foi do tipo qualitativa. Desse modo, a partir dos interesses e objetivos, destaca-se a pesquisa do tipo Intervenção Pedagógica como sendo a mais adequada, visto que atendeu às expectativas da investigação, em particular, para defender sua pertinência. Chamamos a atenção para seu caráter desenvolvido, uma vez que a pesquisadora investigou sua própria prática em sala de aula. A THA desenvolvida foi pautada na perspectiva de um ensino construtivista, considerando a Teoria dos Campos Conceituais, em especial o Campo Aditivo. Com este estudo, foi possível identificar a variedade de estratégias de resolução de situações-problema do campo aditivo do grupo de estudantes, bem como contribuir para a compreensão e aprendizagem de conceitos de adição e subtração, o que permitiu a elaboração de um produto educacional, de natureza audiovisual, com a finalidade de ser divulgado para os professores, coordenadores e demais profissionais ligados com o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Ensino de Matemática. Anos Iniciais. Campo Conceitual Aditivo. THA

Dissertação Produto Educacional
Investigando estratégias de resolução de situações-problema do campo aditivo a partir de uma trajetória hipotética de aprendizagem Resolvendo situações problemas do campo aditivo

Potencial didático do uso de Textos de Divulgação Científica em sala de aula à luz da epistemologia das Ciências

Autor(a): Kátia Aparecida de Castro Souza
Orientador: Prof. Dr. André Perticarrari
Data da defesa: 25/04/2022


Resumo: Ensinar ciências hoje não é somente apresentar conteúdos científicos aos alunos, é preciso que os jovens compreendam a forma como a ciência é construída, seus aspectos socioculturais, políticos e humanos. Dito de outra forma, a Natureza da Ciência. Estudos indicam que ela deve ser ensinada de forma explícita pelo professor e para isso é preciso materiais instrucionais em que a Natureza da Ciência esteja presente. Nesta dissertação, apresenta-se um panorama sobre o tema e, na sequência, apresenta-se um artigo que pode potencializar a formação continuada de profissionais da educação. No artigo, apresentamos um estudo que teve como objetivo analisar Textos de Divulgação Científica publicados na revista Ciência Hoje das Crianças quanto a presença de aspectos da Natureza da Ciência, indicando caminhos para que possam ser usados no seu ensino. A análise foi realizada pela metodologia de análise de conteúdo de Bardin. Nós concluímos que os Textos de Divulgação Científica analisados apresentam princípios da Natureza da Ciência não de forma explícita, mas que podem ser usados pelo professor no ensino de Natureza da Ciência, pois esse tipo de texto escrito por cientistas e contextualizados em áreas diversas das ciências naturais, pode mostrar visão mais integral da Ciência, desde que usado de forma crítica e reflexiva. Os produtos educacionais propostos estão relacionados à possibilidade de divulgação do tema via áudio, por meio de podcast que podem ser utilizados na formação de professores que lecionam ciências, bem como um manual para elaboração de podcasts.

Palavras-chave: Natureza da Ciência. Texto de divulgação científica. Ensino de Ciências.

Dissertação Produto Educacional
Potencial didático do uso de Textos de Divulgação Científica em sala de aula à luz da epistemologia das Ciências Podcast no Spotify - Texto de Divulgação Científica em sala de aula

Análise de uma Sequência de Ensino Investigativa com a temática fotossíntese: em foco uma proposta de Educação Bilíngue para Surdos

Autor(a): Marcos Antônio Galhardo
Orientador: Prof. Dr. Pedro Miranda Junior
Data da defesa: 27/10/2022


Resumo: O conhecimento científico possibilita a compreensão dos fenômenos que nos cercam, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e atuantes mediante tomadas de decisão conscientes para resolução de problemas da sociedade. Em particular, o Ensino de Ciências na Educação de surdos tem fomentado reflexões e discussões, aproximando o âmbito acadêmico e as práticas pedagógicas, levando em consideração o contexto bilíngue. A presente pesquisa, desenvolvida em uma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa-ação, tem por objetivo analisar potencialidades de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para construção de conceitos científicos acerca da temática fotossíntese, realizada com um grupo de alunos surdos do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola bilíngue. Os dados da pesquisa foram construídos a partir dos seguintes instrumentos: anotações no diário de bordo; questionários; produções dos estudantes; e gravações dos diálogos em Libras. Os dados foram analisados a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados evidenciaram potencialidades da SEI, tais como: promover a construção de conhecimentos em relação à temática fotossíntese; possibilitar aos estudantes atuar como protagonistas no processo de aprendizagem; estimular o pensamento crítico dos estudantes a partir da problematização proposta. Além disso, os dados corroboraram para evidenciar o papel do professor no ensino investigativo, em promover engajamento e envolvimento do grupo de estudantes surdos na resolução de problemas no tocante à investigação científica. Com o intuito de contribuir para práticas bilíngues no Ensino de Ciências com estudantes surdos, elaboramos a partir deste estudo um produto educacional que tem como proposta o desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa numa perspectiva bilíngue, considerando a Libras como primeira língua.

Palavras-chave: Surdos. Ensino por investigação. Libras. Bilinguismo.

Dissertação Produto Educacional
Análise de uma Sequência de Ensino Investigativa com a temática fotossíntese: em foco uma proposta de Educação Bilíngue para Surdos

A abordagem da educação das relações étnico raciais na formação de professores: o caso de licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química

Autor(a): Monique Albuquerque Ferreira
Orientador: Prof. Dr. Pedro Miranda Junior
Data da defesa: 19/12/2022


Resumo: A presente pesquisa teve como problemática a abordagem da temática da educação das relações étnico-raciais (ERER) nas licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Paulo - IFSP/SP. Como base teórica, nos apoiamos nas contribuições de Almeida para compreensão do racismo estrutural no Brasil. Utilizamos do método qualitativo de estudo de caso, envolvendo a coleta de dados em fontes distintas como: documentos oficiais, levantamento da produção científica nacional dedicada ao tema investigado, documentos institucionais, projetos pedagógicos dos cursos (PPCs) de licenciaturas delimitados na pesquisa e questionários aplicados a egressas(os) dos referidos cursos. Os resultados da literatura corroboram para necessária reflexão sobre a abordagem da ERER nos cursos de formação inicial de professores, uma das lacunas evidenciadas. No caso da instituição pesquisada, observou-se que os PPCs de dois dos cursos, mesmo iniciados após a promulgação da lei 10.639/03, não abordavam a ERER; no entanto, posteriormente, tais cursos foram reformulados para contemplar a inclusão desta temática. Ainda assim, notamos que a temática da ERER está restrita às ementas dos componentes curriculares de cunho histórico-pedagógico. No período de 2005 a 2019 evidenciamos que houve 494 egressos dos cursos de licenciatura pesquisados, sendo 263 de física, 95 de matemática, 76 de ciências biológicas e 61 de química. Deste total de egressos, 94 responderam o questionário enviado. As respostas corroboram os dados analisados nos PPCs, evidenciando a superficialidade da abordagem da ERER durante a formação docente, em que a temática não é contemplada em nenhuma disciplina específica da área das ciências naturais e/ou matemática. Egressas(os) relataram desafios para a inclusão da ERER na prática docente enquanto professores da educação básica, além de vivenciar situações de racismo institucional. Como produto educacional deste mestrado profissional, apresentamos uma proposta de intervenção didática com possibilidades de aproximação entre conhecimentos químicos e as culturas afro-brasileira e africana, por meio de uma aula com o tema da mineração do ferro.

Palavras-chave: Educação das Relações Étnico-Raciais. Formação de Professores, Ensino de Ciências e Matemática. História e Cultura Afro-Brasileira.

Dissertação Produto Educacional
A abordagem da educação das relações étnico raciais na formação de professores: o caso de licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química Contribuições das culturas afro-brasileira e africana na produção do conhecimento científico sobre mineração do ferro: uma intervenção didática no ensino de química
Discente
Título da Dissertação
Título do Produto Educacional
Robson Akito Tino
Orientadora: Profa. Dra. Lúcia Scott Franco de Camargo Azzi Collet.
Data da defesa: 25/08/2022.
Tatiana Cavalcante Rebelo
Orientadora: Profa. Dra. Valeria Trigueiro Santos Adinolfi.
Data da defesa: 14/10/2022.
Julyana Taques Gomes Villagrán
Orientador: Prof. Dr. Gustavo Isaac Killner.
Data da defesa: 03/02/2022
Glaucia Marins Moreira
Orientador: Prof. Dr. Rogério Marques Ribeiro.
Data da defesa: 24/06/2022.
Berenice Edna de Oliveira
Orientador: Prof. Dr. Gustavo Isaac Killner.
Data da defesa: 27/09/2022.
Patricia Nikitin Marcondes
Orientadora: Profa. Dra. Valéria Trigueiro Santos Adinolfi.
Data da defesa: 01/12/2022.
 

Selecione o ano para conferir a produção dos discentes.

2023  2022  2021  2020  2019  2018  2017  2016

Fim do conteúdo da página