Produções - Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (2023)
2023
Uma análise da natureza da ciência de textos de divulgação científica de biologia na revista Pesquisa FAPESP
Autor(a): César Lopes de Oliveira Gregório
Orientador(a): Prof. André Perticarrari
Data da defesa: 06/02/2023
Resumo: No campo da Ciência, os textos de divulgação científica trazem debates que facilitam o entendimento da Ciência e tecnologia, compreendendo seus sistemas e impactos na sociedade. Neste contexto, o objetivo geral é realizar uma análise da natureza da Ciência dos textos de divulgação científica de Biologia da revista Pesquisa FAPESP. A pesquisa adotada foi a descritiva, com abordagem qualitativa, baseada no método de análise de conteúdo proposto por Bardin (1977). Para compor a análise e discussão dos resultados foram selecionados 30 textos da revista. A pesquisa indica que os textos analisados na área de Biologia apresentam uma discussão sobre assuntos de interesse relevante para a sociedade, trazendo informações referentes aos conteúdos de Biologia, que de certo modo, são valiosos para a sociedade no geral, uma vez que aborda sobre questões ambientais, econômicas e sociais. Esses conteúdos são úteis para a produção de saberes e conhecimentos não apenas no âmbito científico, mas sobretudo, no ambiente educativo, que pode se apoiar em textos de divulgação científica para ampliar as oportunidades de aprendizagem significativa.
Palavras-chave: Natureza da Ciência. Análise da natureza da ciência. Divulgação Científica. Biologia.
Análise das representações visuais presentes nos itens de Química do ENEM
Autor(a): Juliana Leal Santos
Orientador(a): Profa. Dra. Elaine Pavini Cintra
Data da defesa: 14/02/2023
Resumo: Esta pesquisa de mestrado profissional tem como objetivo principal analisar representações visuais presentes nos itens que avaliaram conceitos de Química nas provas do ENEM e as possíveis influências dessas representações nos resultados dos estudantes que realizaram as provas nas edições de 2009 a 2019. No total, foram analisados 121 itens que avaliaram conhecimentos de Química com a presença de algum tipo de representação. A alfabetização científica, juntamente com o desenvolvimento do pensamento multinível, tem papel fundamental nos resultados do exame, o aluno precisa ser capaz de transpor o senso comum e articular de forma adequada as dimensões do conhecimento químico. A metodologia foi dividida em duas etapas, a primeira direcionada aos Microdados dos ENEM e filtragem das informações de interesse e a segunda voltada para análise dos itens, caracterização (ANDERSON, KRATHWOHL, 2001) e categorização (JOHNSTONE, 1993; ARAUJO, 2017), com a finalidade de traçar um perfil dos 11 anos de prova. Os resultados demonstram que quando comparamos itens com características semelhantes, principalmente em relação à Taxonomia de Bloom Revisada, àqueles que pertencem ao Suporte Representacional oferecem uma condição favorável na resolução do item em comparação com aqueles em que a linguagem específica da química está presente. Quando comparados itens com e sem representação, de modo geral, as representações não apresentam influência significativa nos resultados. O produto educacional resultante desta pesquisa é uma planilha onde constam categorias utilizadas no trabalho e permite que o professor ou estudante filtrem as informações de interesse e encontrem itens das edições do ENEM analisadas que apresentam essas características.
Palavras-chave: Representações. Categorização. Química. ENEM.
A Cultura Africana e Estudos de Geometria Fractal na Formação de Professores de Matemática
Autor(a): Lucilene Cândido Rocha
Orientador(a): Prof. Dr. Wellington Pereira das Virgens
Data da defesa: 28/02/2023
Resumo: Esta pesquisa trata da cultura africana impregnada de conhecimentos geométricos no contexto da promoção da formação de professores de Matemática, comprometidos com o desenvolvimento de práticas educacionais antirracistas e voltadas às relações étnico-raciais durante as práticas de ensino e de aprendizagem de Matemática. De modo geral, a Geometria ensinada e aprendida durante a escolarização básica é a chamada Geometria Euclidiana, que tem como ponto de partida os axiomas euclidianos e as demonstrações abstratas que, em tese, conferem caráter científico à Geometria. Todavia, entendemos ser necessário superar tanto a exclusividade da aprendizagem da Geometria Euclidiana nas práticas escolares, quanto a tradição da organização axiomática e eurocêntrica do currículo de matemática. É nesse sentido que a pesquisa que este texto sintetiza buscou organizar um movimento formativo que pudesse contribuir, conscientemente, para a formação inicial de futuros e futuras professores e professoras de Matemática, de modo que pudessem enfatizar, em suas práticas, perspectivas com potencial para superar a exclusividade da cultura eurocêntrica presente na organização curricular de Matemática, bem como para incluir em suas aulas aspectos de outras geometrias, como a Geometria Fractal, por exemplo. Os resultados deste movimento formativo são analisados aqui, no contexto do Materialismo Histórico-Dialético e à luz de constructos teóricos fundamentados na Teoria Histórico-Cultural. Tal análise nos leva à conclusão de que é possível organizar o trabalho pedagógico de modo que potencialize o desenvolvimento de aspectos do pensamento geométrico que podem superar a exclusividade curricular da Geometria Euclidiana. Também verificamos que a proposta formativa que apresentamos potencializa a superação de propostas de ensino e modos de aprendizagem exclusivamente eurocentristas, destacando um outro olhar para a geometria a partir das culturas geralmente invisibilizadas de povos africano ou afrodiaspóricos, cujas contribuições para a produção de conhecimento matemático são, por vezes, usurpadas. Entendemos que nossas conclusões contribuem para a promoção de uma educação antirracista, voltada para o estabelecimento e a consolidação das relações étnico-raciais durante as práticas de ensino e de aprendizagem de Matemática, de modo geral, e de Geometria – em particular.
Palavras-chave: Formação de Professores, Cultura Africana, Relações ÉtnicoRaciais, Geometria Fractal, Ensino de Matemática.
Promoção da metacognição para a aprendizagem de cálculo nos anos iniciais da graduação
Autor: José Adilson Silva de Jesus
Orientadora: Profa. Dra. Lúcia Scott Franco de Camargo Azzi Collet
Data da defesa: 28/02/2023
Resumo: Este estudo descreve as ferramentas e técnicas de aprendizagem metacognitivas usadas na construção do conhecimento da educação matemática por parte de alunos da graduação do curso de tecnologia em mecatrônica na compreensão do conceito de cálculo (funções, limites, derivadas e integrais). O perfil metacognitivo é uma descrição natural e intacta da cognição de uma pessoa que envolve seu próprio pensamento em termos de uso de seu conhecimento, planejando e monitorando seu processo de pensamento e avaliando seu pensamento e resultados ao compreender um conceito. Duas técnicas diferentes de ensino na educação matematica podem conduzir à mesma meta, mas diferir quanto aos efeitos que produzem. As atitudes não são o único exemplo de aprendizagem acidental. Há muitas teorias sobre a metacognição, mas o nosso interesse primário diz respeito ao que ocorre na sala de aula e como promover o aprender a aprender. Neste enfoque, a intenção dos alunos é compreender o significado do que estudam o que leva a relacionar seu conteúdo com conhecimentos prévios, com a experiência pessoal ou outros temas e avaliar o que vai sendo realizado e a perseverar até conseguir um grau aceitável de compreensão na transposição didatica do saber. Como local da pesquisa e pesquisados, foi trabalhado com alunos da graduação de uma faculdade privada de são Caetano do Sul, do curso superior de tecnologia em Mecatrônica no ano de 2020. Os testes aplicados neste estudo seguiram uma especificação cronológica e psicométrica e os resultados obtidos com a promoção da metacognição usando ferramentas da lógica e da matematica que não tratavam diretamente do Cálculo levaram os alunos a pensarem em estratégias que os levassem a resultados mais assertivos na solução de problemas de calculo, obtendo melhores resultados que alunos que trabalhavam de forma tradicional na forma de se ensinar a disciplina de calculo. Os resultados obtidos pelos alunos que foram guiados pelo ensino metacognitivo foram comparados ao dos alunos convencionais e como forma de representação foi sorteada ao acaso a semana 5 e verificado o melhor desempenho destes alunos ditos metacognitivos aos alunos convencionais em termos de nota e melhores estratégias. Este mesmo desempenho foi verificado nas outras semanas para comprovação dos resultados.
Palavras-chave: Metacognição. Transposição Didática. Educação Matemática. Retenção. Cálculo.
Ensino de ciências por investigação: o que dizem professores polivalentes de uma escola pública da periferia da Cidade de São Paulo antes e após uma formação em contexto?
Autor: Henrique Richadson Pereira
Orientadora: Profa. Dra. Amanda Cristina Teagno Lopes Marques
Data da defesa: 08/03/2023
Resumo: São diversas as demandas às quais os docentes polivalentes precisam atender quando do ensino dos conteúdos de ciências, disciplina historicamente caracterizada como complexa. Diante da construção histórica do ensino de ciências em seu processo de escolarização, faz-se necessário um olhar acerca de como se dá este ensino e seus desdobramentos; no que tange a sua metodologia, alguns questionamentos não se permitem estar ausentes, por vezes definida como ineficaz e/ou ineficiente segundo avaliações as mais diversas, internas ou externas ao sistema de ensino. Diante do contexto apresentado, pergunta-se: o que dizem professores polivalentes sobre Ensino de Ciências por Investigação (ENCI)? O presente trabalho teve por objetivos específicos: a) realizar um levantamento bibliográfico inicial sobre Ensino de Ciências por Investigação (ENCI); b) analisar, nos documentos curriculares propostos pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, no período de 2007 a 2019, para os anos iniciais do ensino fundamental, a presença/ausência do ensino de ciências por investigação; c) investigar a compreensão de docentes polivalentes que atuam em uma escola municipal de ensino fundamental sobre ensino de ciências por investigação; d) Planejar e propor atividades de formação em contexto aos professores participantes da pesquisa sobre ensino de ciências por investigação e) analisar a compreensão dos docentes sobre ensino de ciências por investigação após a participação nas atividades de formação; f) produzir, a partir do material elaborado para a formação continuada dos docentes para a pesquisa, uma sequência pedagógica formativa que possa ser utilizada no processo de formação continuada de professores polivalentes para o Ensino de Ciências por Investigação. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa ancorou-se na abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação-pedagógica (PAPe) com amparo em Maria A. S. Franco (2016), e teve como instrumentos para coleta de dados, questionários iniciais de sondagem e gravação de encontros com apresentação de atividades/contextualização/problematização, bem como das discussões em grupo com questões base. Os dados foram analisados à luz dos pressupostos teórico-metodológicos de Bardin (2011). Como principais referenciais teóricos, destacamos: Carvalho (2013, 2015), em ensino de ciências por investigação, e Freire (2019) para formação de professores. Sobre ENCI identificamos heterogeneidade quanto ao entendimento do significado e do sentido. Sobre ENCI e polivalência, parte dos docentes sente-se despreparada e insegura, e os professores indicam ainda a necessidade de processos de formação continuada. Em relação aos documentos curriculares percebeu-se a partir de levantamento bibliográfico uma tendência no sentido da orientação pedagógica na perspectiva do ENCI. De acordo com a análise dos dados da entrevista final percebemos ainda uma dissonância nos discursos dos professores polivalentes entre aqueles que concebem e se percebem como profissionais que têm como atribuição este campo do saber e aqueles que entendem que é uma disciplina a qual necessita-se de uma especialista. O produto educacional constitui-se em uma sequência pedagógica formativa sobre ensino de ciências por investigação para professores polivalentes, valendo-se dos resultados obtidos mediante aplicação de pesquisa com a mesma sequência, considerando as redefinições necessárias.
Palavras-chave: Educação científica. Ensino por investigação. Polivalência. Sequência Pedagógica Formativa. Abordagem freireana.
Estatísica e educação socioemocional integradas para discutir consumo sustentável no ensino fundamental
Autor: Ayrton Araújo Kiill
Orientadora: Profa. Dra. Diva Valério Novaes
Data da defesa: 16/03/2023
Resumo: Os rumos de nosso desenvolvimento social e econômico apontam a necessidade de rever nosso modo de consumo e a buscar equilíbrio social. A legislação educacional brasileira orienta o trabalho com estas questões na educação básica. Elaboramos esta pesquisa qualitativa com o objetivo de investigar como uma sequência didática abordando o conteúdo de estatística do 6.° ano do ensino fundamental contribuiria para a aprendizagem de matemática e, simultaneamente, para reflexão sobre aspectos sociais e emocionais envolvidos na relação entre consumo e consumismo no dia a dia dos estudantes. Buscamos responder à seguinte questão: Que contribuições pode uma sequência didática contextualizada na problemática que envolve consumo consciente propiciar ao ensino significativo de estatística em uma turma do 6.º ano do ensino fundamental e, simultaneamente, fomentar o autoconhecimento e consciência social no que se refere a questões que envolvam o consumo ou consumismo? Como embasamento teórico, recorremos a autores que apresentam elementos para justificar a importância da educação estatística, da educação socioemocional e da economia comportamental para uma formação interdimensional, como pede a legislação educacional brasileira. Seus aportes também embasaram a elaboração e análise da sequência didática aplicada. A análise dos dados contribuiu para melhoria dessa sequência didática, resultando no produto educacional desta dissertação de mestrado, o qual traz aplicação prática do referencial de nosso trabalho, com sugestão de aplicação de nossa sequência didática. Esta investigação foi produzida no âmbito do Grupo de Pesquisa Ser, Estar e Integrar Competências na Educação Básica (GPSEI), cadastrado no CNPQ e associado à linha de pesquisa Formação de Professores do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
Palavras-chave: Educação Socioemocional. Educação Estatística. Consumo. Consumismo. Sustentabilidade Ambiental.
Domínios do conhecimento matemático na perspectiva da resolução de problemas não rotineiros com a promoção da criativade e criticidade
Autor(a): Andréa de Cássia Alarcon Santos
Orientadora: Profa. Dra. Rebeca Vilas Boas Cardoso de Oliveira
Data da defesa: 27/03/2023
Resumo: No cotidiano docente é possível perceber que os alunos muitas vezes não sabem como agir perante a problemas matemáticos, apesar de saberem resolver as operações matemáticas em exercícios de aplicação direta do algoritmo, em geral, propostos por repetidas vezes. Isso pode levar à ideia de que estejam condicionados a, mecanicamente, resolver apenas as operações, sem de fato entender o que estão fazendo ou o porquê. Assim, demonstram um aprendizado mecanizado, com aplicação direta do algoritmo, inibindo o desenvolvimento de outras habilidades essenciais, que poderiam ser promovidas com a resolução de problemas. E esse trabalho tem como objetivo principal compreender a promoção da criatividade e criticidade, por meio da resolução de problemas não rotineiros, incorporados às práticas pedagógicas no ensino fundamental, identificando os domínios do conhecimento matemático em enunciados de problemas com falta ou com excesso de dados, como possibilidade de combate à mecanização do ensino de Matemática. Busca ainda mostrar a importância dessas discussões na formação de professores, seja inicial, seja continuada, podendo possibilitar proposição e desenvolvimento de atividades que promovam o pensamento crítico e criativo, para além da fixação e aplicação direta do algoritmo, potencializando uma aprendizagem significativa do conhecimento matemático. O trabalho parte de uma leitura crítica de documentos oficiais orientadores do ensino, dos livros didáticos e materiais disponíveis em escolas, buscando lidar com problemas matemáticos abertos e não rotineiros, particularmente com problemas com falta de dados ou com excesso de dados e sua solução. Como produto educacional apresenta um site e uma página no Instagram, visando promover comunicação com e entre professores, disponibilizando uma proposta de sequência didática para o ensino fundamental, anos finais, lidando com problemas tratados nesta investigação.
Palavras-chave: Domínios do conhecimento Matemático. Resolução de problemas abertos. Problemas não rotineiros. Criticidade. Criatividade.
Dissertação | Produto Educacional |
Domínios do conhecimento matemático na perspectiva da resolução de problemas não rotineiros com a promoção da criativade e criticidade |
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O desenvolvimento de competências socioemocionais nos processos de ensino e aprendizagem da educação financeira
Autor(a): Arthur Damasceno Vicente
Orientadora: Profa. Dra. Diva Valério Novaes
Data da defesa: 05/04/2023
Resumo: Nesta pesquisa, busca-se o desenvolvimento de Educação Financeira, que inclui a Matemática Financeira e a Inteligência Emocional, no uso de Metodologias Ativas e Rodas de Conversa como Metodologia de Ensino e Pesquisa na Modalidade Presencial. Desenvolveu-se atividades aplicadas para estudantes do primeiro ano, do curso de Comércio Exterior de uma faculdade pública localizada na região metropolitana da cidade de São Paulo. O objetivo desta pesquisa são utilizar conceitos específicos de consumo e das necessidades essenciais do ser humano que facilitem o avanço da aprendizagem de conteúdos da Matemática Financeira no Ensino Superior no desenvolvimento das competências socioemocionais necessárias para um consumo consciente e sustentável. Esta é uma investigação qualitativa. Trata-se de uma pesquisa-ação presencial que fez uso de Metodologias Ativas, especificamente a Sala de Aula Invertida (Flipper Classroom) e a Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning). Supõe-se que essa modalidade de estudo possibilita aos participantes condições de investigar sua própria prática de uma forma crítica e reflexiva. Para que os objetivos fossem alcançados, as etapas desta pesquisa foram: Pesquisa do referencial teórico em Matemática Financeira, Educação Financeira, Educação Socioemocional e Análise Exploratória de Dados. Pretende-se também contribuir com a sequência didática elaborada para os processos de ensino e aprendizagem nos conteúdos de Matemática, bem como no consumo sustentável e consciente, direcionados à formação integral proposta pela legislação educacional brasileira, levando em consideração a autonomia e protagonismo do estudante. Como resultado, desenvolveu-se um produto educacional: uma sequência didática elaborada para a aplicação no Ensino da Matemática Financeira, focada no Consumo Consciente e Sustentável no Ensino Superior.
Palavras-chave: Matemática Financeira. Consumo consciente. Metodologias Ativas. Uso de novas tecnologias. Rodas de Conversa. Inteligência Emocional.
Tarefas de Aprendizagem de Matemática: THA de números racionais
Autor(a): Lucas Sá Rosa Oliveira
Orientador(a): Prof. Armando Traldi Junior
Data da defesa: 29/05/2025
Resumo:
Esta pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, que possui como objetivo investigar potencialidades e desafios na elaboração e no desenvolvimento de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem na perspectiva do professor-pesquisador e dos estudantes sobre os números racionais. Para isso, foram elaboradas três tarefas matemáticas alinhadas aos documentos curriculares e resultados de pesquisas da área da Educação Matemática, em uma perspectiva construtivista, focando os conceitos de: parte-todo, quociente, medida, razão e operador. As tarefas foram desenvolvidas com um grupo de estudantes da 3ª série de uma escola de Ensino Médio Técnico do Estado de São Paulo.
Após o desenvolvimento das tarefas matemáticas com os estudantes, foi realizada a análise dos dados fundamentada na teoria APOS, na perspectiva de compreender e evidenciar as
potencialidades e desafios do grupo de estudantes ao resolverem essas tarefas da THA. Como principais desafios destacam-se: preparar tarefas a partir do conhecimento matemático atual dos estudantes sobre números racionais, elaborar tarefas de modo que sejam significativas para os estudantes, articular representações e significados dos números racionais nas tarefas e avaliar o desenvolvimento dos estudantes durante a resolução das tarefas. As possibilidades são: conhecer diferentes formas como os estudantes resolvem as tarefas, pesquisar referências teóricos sobre os números racionais e teorias de ensino que acrescentem na elaboração das tarefas, refletir sobre o objetivo e processo hipotético de aprendizagem da THA e motivar os estudantes ao propor tarefas iniciais, reflexiva e de antecipação que estejam interligadas, tornando-os sujeitos ativos na construção do
conhecimento. Do processo investigativo emergiu o Produto Educacional, intitulado “Tarefas de Números Racionais e Frações para o Ensino Médio”, o qual é a THA composta por quatro tarefas matemáticas envolvendo representações e significados dos números racionais.
Palavras-chave: Números Racionais. Ensino Médio. Trajetória Hipotética de Aprendizagem. Teoria APOS.
Dissertação | Produto Educacional |
Tarefas de Aprendizagem de Matemática: THA de números racionais | Tarefas de Números Racionais para o Ensino Médio |
A guitarra e a forma do som: ciência e música através de experimentos musicais para ensino e divulgação da ciência
Autor(a): Tiago Leite Trujillano
Orientador: Prof. Dr. Emerson Ferreira Gomes
Data da defesa: 31/08/2023
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo buscar qual a relevância que experimentos didáticos, baseados nas concepções científicas para o funcionamento da guitarra elétrica têm para divulgação científica na escola. Com base nessa ideia, foram criados alguns recursos didáticos que utilizam o princípio de funcionamento da guitarra elétrica, e aplicado num ambiente virtual com dez estudantes do ensino fundamental como público-alvo. A pesquisa bibliográfica abrangeu os conceitos musicais, desde os princípios matemáticos da antiguidade até a sua evolução através da história e a concretização da essência do som atualmente. Com base nos conceitos de educação e cultura (SNYDERS, 1988), e nas perspetivas vigotskianas e bakhtinianas, foi possível concluir que as seis atividades propostas incentivam a interação e a troca de experiências em harmonia com a partilha das experiências pessoais, o que é chamado de cultura primeira (SNYDERS, 1988). Houve estímulos, devido à atividade experimental e a relação indireta entre a ciência dos instrumentos musicais, que está envolvida na cultura, favorecendo a interação e o debate na divulgação científica no ambiente escolar. A realização desta pesquisa resultou, também, em um produto educacional que propõe desenvolver cinco experimentos científicos utilizados nas oficinas.
Palavras-chave: ensino de ciências, divulgação científica, experimentos, instrumentos musicais, eletromagnetismo.
Ensino de ciências por investigação: fenômenos físicos e químicos
Autor(a): Juliana Heleno Ventura Moreno
Orientador: Prof. Dr. Pedro Miranda Junior
Data da defesa: 15/09/2023
Resumo: Nesta dissertação apresentamos o trabalho de mestrado intitulado “Ensino de Ciências por Investigação: Fenômenos Físicos e Químicos”, que teve por objetivo analisar potencialidades e desafios de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para o Ensino de Química, desenvolvida com um grupo de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa de mestrado foi desenvolvida em quatro etapas: (i) revisão bibliográfica do tema de pesquisa, (ii) desenvolvimento e aplicação da SEI; (iii) análise dos dados coletados durante a SEI; (iv) elaboração da dissertação de mestrado e do produto educacional. A SEI abrangeu diversas atividades relacionadas ao tema, com foco na resolução do problema proposto que consistiu na identificação de três compostos e de três metais armazenados em frascos não identificados. Ao longo desta pesquisa qualitativa almejou-se responder à seguinte questão de pesquisa: “Quais são as potencialidades e os desafios de uma SEI com o tema “fenômenos físicos e quimicos” no ensino de química para promover a alfabetização científica de alunos do ensino fundamental?”. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de anotações no caderno de campo, produções dos estudantes, questionários e filmagens das aulas. Os dados foram analisados a partir dos pressupostos teóricos da análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin. Durante a discussão do problema de investigação da SEI, cada grupo de alunos apresentou as hipóteses para a resolução do problema proposto. Foram também realizadas discussões acerca das hipóteses e realizados experimentos para a elucidação dos problemas. No encerramento da SEl, por meio de uma roda de conversa, os alunos compartilharam os conhecimentos construídos, indicaram aspectos positivos e negativos das atividades, e apresentaram sugestões para o aprimoramento da SEI. Além disso, os alunos elaboraram cartazes para divulgar a SEI para outros professores e alunos de outras turmas da escola. As falas dos alunos durante as atividades foram gravadas e analisadas para o levantamento dos indicadores da Alfabetização Científica (AC), propostos por Lúcia Helena Sasseron. Os resultados da pesquisa evidenciaram que, inicialmente, os alunos tinham conhecimentos mais superficiais sobre o tema, apresentando definições memorizadas dos termos, mas sem estabelecer conexões entre fenômenos físicos e químicos e a realidade; porém, com o desenvolvimento das atividades da SEI, os estudantes passaram a atuar como protagonistas de sua própria aprendizagem, contribuindo para construção de conceitos. Um dos desafios encontrados durante a SEI foi a falta de laboratório e de materiais na escola para realização de experimentos, mas esse fato não impossibilitou a realização das atividades. A SEI apresentou diversas potencialidades, sendo a mais evidente a promoção da alfabetização científica dos alunos, evidenciada pelos indicadores da AC.
Palavras-chave: ensino por investigação, ensino de química, fenômenos físicos e químicos.
Dissertação | Produto Educacional |
Ensino de ciências por investigação: fenômenos físicos e químicos | Sequência de Ensino Investigativo: Fenômenos Físicos e Químicos |
Orientador: Prof. Dr. Pedro Miranda Junior
Data da defesa: 28/09/2023
O ensino da língua brasileira de sinais nos cursos de licenciatura da área de ciências do IFSP, Campus São Paulo
Autor(a): Abner Silva Xavier
Orientador: Prof. Dr. Pedro Miranda Junior
Data da defesa: 28/09/2023
Resumo: A Lei nº. 10.436/02 reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio de comunicação da comunidade Surda e o Decreto nº 5.626/2005 trata da obrigatoriedade a Libras como componente curricular nos cursos de formação inicial de professores. Estes documentos fornecem uma nova política educacional inclusiva, e o referido decreto contribuiu significativamente para formação de professores nas diferentes áreas do conhecimento. Em compliance com essas diretivas e conscientes de nosso compromisso, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar potencialidades e lacunas dos ementários do componente curricular Libras nos projetos pedagógicos de cursos (PPCs) de licenciatura da área de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus São Paulo, considerando a relevância desta disciplina na formação de professores para uma educação mais inclusiva. Para atingir os objetivos deste trabalho, além da análise dos PPCs, realizamos uma revisão bibliográfica a partir de trabalhos coletados em quatro periódicos nacionais e nas atas de três edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), no período de 2015 a 2022. Os 29 trabalhos selecionados foram analisados segundo os pressupostos da análise de conteúdo de Bardin, considerando as seguintes categorias: ano de publicação; regiões do país; natureza do trabalho; formação de professores, abordagem da disciplina de Libras e estratégias de ensino. A análise dos PPCs nos permitiu perceber que, embora o componente curricular de Libras adquira uma função formativa no IFSP, ainda há necessidade de ajustes na carga horária, no momento de oferta durante o curso e na organização dos conteúdos programáticos em conhecimentos básicos e específicos. Além disso, essa função formativa ainda apresenta fragmentos que precisam ser trabalhados que envolvem a proficiência da língua em detrimento do saber pedagógico e sinais e metodologias de ensino para Surdos específicos da área de Ciências. Portanto, concluímos que o componente curricular de Libras desempenha um papel relevante na formação do professor em potencial, embora existam lacunas na sua formação que se originaram da sua constituição legal, que apresenta objetivos ambíguos em relação à sua finalidade, e da formação docente em si, que ainda é influenciada pelos reflexos da lógica disciplinar.
Orientador: Prof. Dr. Pedro Miranda Junior
Data da defesa: 28/09/2023
Resumo: A Lei nº. 10.436/02 reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio de comunicação da comunidade Surda e o Decreto nº 5.626/2005 trata da obrigatoriedade a Libras como componente curricular nos cursos de formação inicial de professores. Estes documentos fornecem uma nova política educacional inclusiva, e o referido decreto contribuiu significativamente para formação de professores nas diferentes áreas do conhecimento. Em compliance com essas diretivas e conscientes de nosso compromisso, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar potencialidades e lacunas dos ementários do componente curricular Libras nos projetos pedagógicos de cursos (PPCs) de licenciatura da área de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus São Paulo, considerando a relevância desta disciplina na formação de professores para uma educação mais inclusiva. Para atingir os objetivos deste trabalho, além da análise dos PPCs, realizamos uma revisão bibliográfica a partir de trabalhos coletados em quatro periódicos nacionais e nas atas de três edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), no período de 2015 a 2022. Os 29 trabalhos selecionados foram analisados segundo os pressupostos da análise de conteúdo de Bardin, considerando as seguintes categorias: ano de publicação; regiões do país; natureza do trabalho; formação de professores, abordagem da disciplina de Libras e estratégias de ensino. A análise dos PPCs nos permitiu perceber que, embora o componente curricular de Libras adquira uma função formativa no IFSP, ainda há necessidade de ajustes na carga horária, no momento de oferta durante o curso e na organização dos conteúdos programáticos em conhecimentos básicos e específicos. Além disso, essa função formativa ainda apresenta fragmentos que precisam ser trabalhados que envolvem a proficiência da língua em detrimento do saber pedagógico e sinais e metodologias de ensino para Surdos específicos da área de Ciências. Portanto, concluímos que o componente curricular de Libras desempenha um papel relevante na formação do professor em potencial, embora existam lacunas na sua formação que se originaram da sua constituição legal, que apresenta objetivos ambíguos em relação à sua finalidade, e da formação docente em si, que ainda é influenciada pelos reflexos da lógica disciplinar.
Palavras-chave: ensino de ciências; Libras; formação de professores; Surdo.
Orientador: Pro. Dr. José Otávio Baldinato
Data da defesa: 29/09/2023
O uso de plásticos e suas consequências: um estudo de caso de ensino de química com enfoque CTS
Autor(a): Jefferson Rodrigo dos Santos
Orientador: Pro. Dr. José Otávio Baldinato
Data da defesa: 29/09/2023
Resumo: Este trabalho caracteriza-se como pesquisa qualitativa na área de Ensino de Ciências. Visando concretizar uma abordagem didática que contemple os pressupostos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) nas aulas de Química, desenvolvemos uma sequência didática (SD) sobre a QSC (Questão Sociocientífica) “o uso de plásticos e suas consequências” junto a estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de São Paulo na qual um dos pesquisadores atua como docente de Química. Na seleção da QSC, consideramos a relevância socioambiental, econômica e política da temática na sociedade e, consequentemente, na vivência dos estudantes, além da experiência profissional do docente. Na SD, os estudantes foram estimulados a realizar pesquisas, participar de discussões e explicitar suas percepções, permitindo-nos analisar quais relações CTS prevalecem em suas argumentações. Buscamos indícios da influência de conhecimentos científicos sobre a interpretação de temas sociais que envolvam economia, política, consumo e meio ambiente, revelando possíveis contribuições das aulas para o entendimento da realidade social e para o posicionamento frente a questões sociocientíficas. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários, relatórios e diário de campo, com registros das atividades didáticas desenvolvidas nas aulas. A análise segue o referencial de análise de conteúdo (MORAES, 1999), com foco nas relações estabelecidas pelos estudantes entre questões científicas e aspectos sociais, tecnológicos, políticos, econômicos, ambientais e comportamentais. Deste estudo, que é parte de um projeto de Mestrado Profissional, deriva um Produto Educacional que consiste no detalhamento SD na forma de um Caderno do Professor.
Orientador: Pro. Dr. José Otávio Baldinato
Data da defesa: 29/09/2023
Resumo: Este trabalho caracteriza-se como pesquisa qualitativa na área de Ensino de Ciências. Visando concretizar uma abordagem didática que contemple os pressupostos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) nas aulas de Química, desenvolvemos uma sequência didática (SD) sobre a QSC (Questão Sociocientífica) “o uso de plásticos e suas consequências” junto a estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de São Paulo na qual um dos pesquisadores atua como docente de Química. Na seleção da QSC, consideramos a relevância socioambiental, econômica e política da temática na sociedade e, consequentemente, na vivência dos estudantes, além da experiência profissional do docente. Na SD, os estudantes foram estimulados a realizar pesquisas, participar de discussões e explicitar suas percepções, permitindo-nos analisar quais relações CTS prevalecem em suas argumentações. Buscamos indícios da influência de conhecimentos científicos sobre a interpretação de temas sociais que envolvam economia, política, consumo e meio ambiente, revelando possíveis contribuições das aulas para o entendimento da realidade social e para o posicionamento frente a questões sociocientíficas. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários, relatórios e diário de campo, com registros das atividades didáticas desenvolvidas nas aulas. A análise segue o referencial de análise de conteúdo (MORAES, 1999), com foco nas relações estabelecidas pelos estudantes entre questões científicas e aspectos sociais, tecnológicos, políticos, econômicos, ambientais e comportamentais. Deste estudo, que é parte de um projeto de Mestrado Profissional, deriva um Produto Educacional que consiste no detalhamento SD na forma de um Caderno do Professor.
Palavras-chave: Contextualização, CTS, Ensino de Química, Plásticos.
Como as competências socioemocionais podem ser desenvolvidas nas aulas de ciências da natureza?
Autor(a): Bruna Alonso Rodrigues
Orientadora: Profa. Dra. Valéria Trigueiro Santos Adinolfi
Data da defesa: 04/10/2023
Resumo: O processo de ensino-aprendizagem envolve tanto práticas cognitivas quanto socioemocionais. Além da aquisição de conhecimento, ele deve conduzir o olhar dos indivíduos sobre suas próprias emoções, sobre os outros e suas individualidades, e as suas responsabilidades na sociedade. As escolas deveriam incluir as competências socioemocionais, componentes da educação socioemocional (Social and Emotional Learning - SEL), em seus currículos e práticas até o ano de 2020. Nem sempre os profissionais da educação recebem formação adequada, e o ensino de ciências torna-se associado com a transmissão engessada de conteúdos. Entretanto, várias competências e habilidades precisam ser estimuladas para alcançar a verdadeira alfabetização científica. O presente trabalho pretende potencializar a habilidade de reflexão por parte de docentes da educação básica da área de ciências para enriquecerem o planejamento de atividades com desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais, através de atividades de formação de professores.
Palavras-chave: formação de professores, ensino de ciências, competências socioemocionais, Social and Emotional Learning.
Dissertação | Produto Educacional |
Como as competências socioemocionais podem ser desenvolvidas nas aulas de ciências da natureza? |
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O uso do ambiente virtual de aprendizagem em apoio ao ensino remoto emergencial: um estudo à luz das representações sociais de estudantes de licenciatura em física
Autor(a): Osias de Barros Anunciação
Orientadora: Prof. Dr. Marcio Vinicius Corrallo
Data da defesa: 23/10/2023
Resumo: A pandemia da Covid-19 produziu um grande impacto nas vidas de estudantes, educadores e, demais segmentos da sociedade em nível global, onde algumas ações foram tomadas para evitar ou diminuir os riscos do contágio, com o isolamento social e/ou distanciamento social. A partir dessas necessidades, surgiu a modalidade de ensino remoto emergencial. Esta pesquisa objetivou mapear as representações sociais de um grupo de estudantes do curso de licenciatura em física de uma instituição pública de ensino superior sobre o uso do ambiente virtual de aprendizado para apoio ao ensino remoto emergencial, O referencial teórico-metodológico foi a Teoria do Núcleo Central, de Jean-Claude Abric. A metodologia utilizada foi qualitativa, com base nas respostas coletadas num questionário utilizando a Técnica de Associação Livre Palavras aplicado, a 69 respondentes do curso de licenciatura de física. Buscou-se identificar, por meio dos resultados, uma melhor apreensão da complexidade das relações sociais que envolvem as dimensões cognitivas, afetivas e sociais, bem como os processos culturais inerentes ao processo de ensino e aprendizado com o emprego do AVA em apoio ao ERE. Os resultados sinalizam que a ferramenta foi bem recebida, porém ainda há dúvidas sobre a forma de uso, indicando a uma possibilidade de falta de preparo por parte do docente o que torna dificultoso oportunizar ao docente a criação de um ambiente de ensino virtual, capaz de atender as demandas do ERE, okassim como no ensino presencial.
Palavras-chave: Ambiente Virtual de Aprendizagem; Tecnologia Educacional; Representações Sociais; Ensino Remoto Emergencial; Ensino de Física.
Estudo das possibilidades de articulação do ciclo de modelagem de Hestenes com tecnologias digitais
Autor(a): Pedro Paulo Freitas de Souza
Orientador: Prof. Dr. Marcio Vinícius Corrallo
Data da defesa: 24/10/2023
Resumo: O ensino de Física, a partir da modelagem, pode conduzir a uma compreensão mais aprofundada dos fenômenos estudados, pois permite investigar experimentalmente as variáveis que os descrevem, como interagem, sua relevância, e, ao final, validar o modelo matemático obtido por meio da aplicação em situações correlatas. Essa prática pode deslocar o aluno da comum passividade do ensino tradicional para uma ação proativa, defendida pelas atuais concepções pedagógicas. Tal abordagem pode oferecer um vislumbre da maneira pela qual o conhecimento científico é construído. Entre os pontos favoráveis que merecem destaque temos o uso de atividades práticas através da experimentação, abordagem sempre desejável no ensino das ciências. O emprego de tecnologias como mediadoras que têm permitido abordagens alternativas, como o uso de simulações computacionais, laboratórios virtuais, ambientes virtuais de aprendizado e de realidade aumentada, experimentos remotos, plataformas de aprendizado on-line, jogos educativos, recursos de ensino interativos, entre outros. Acreditamos que esses elementos possam tornar o ensino de física mais dinâmico, estimulante e adaptável à realidade dos estudantes. Assim, essa pesquisa buscou investigar as possíveis influências nas representações de estudantes expostos a uma metodologia de ensino que articulava o uso de software de videoanálise com o ciclo de modelagem de Hestenes. O produto educacional oriundo deste trabalho trata de uma sequência didática direcionada, contextualizada e que aborda situações do cotidiano, objetivando maior eficácia na compreensão, conduzindo a um aprendizado mais sólido dos conceitos físicos. Durante as atividades, os alunos, através da mediação do professor, construíram modelos representativos de situações reais por meio da aplicação das etapas do ciclo de modelagem, quais sejam, proposição, discussão entre os pares, desenvolvimento, avaliação e validação dos modelos. Percebemos que essa prática ajudou a despertar a motivação, desenvolver a criticidade, comunicabilidade e a ressignificação dos conceitos explorados.
Palavras-chave: Ciclo de Modelagem de Hestenes; Videoanálise; Ensino de Física.
O som da kalimba: o ensino de Física em uma perspectiva decolonial
Autor(a): Fernanda Luiza de Souza Farias
Orientador: Prof. Dr. Emerson Ferreira Gomes
Data da defesa: 30/10/2023
Resumo: A pesquisa reflete sobre o ensino de Física com instrumentos africanos, mais precisamente a kalimba. A kalimba é um instrumento gracioso, capaz de trazer alegria por meio de sua musicalidade e, a partir da apresentação desse instrumento, podemos indagar aos alunos sobre os motivos que nos levam a conhecer determinado instrumento, e não outros, refletindo sobre o apagamento da cultura afrodescendente. Esse instrumento pode ser encontrado em diversos países do continente africano. No âmbito da disciplina de Física no ensino médio, o intuito é contemplar a Lei no 10.639/2003, e, portanto, os conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira, nos currículos escolares. Além disso, a pesquisa desenvolvida neste trabalho pretende também superar os desafios encontrados e enfrentados no interior do sistema educacional a fim de tornar possível, aos estudantes do ensino médio, o conhecimento das contribuições que as sociedades africanas deram para a ciência, já que os recortes que trazemos para sala de aula são geralmente europeus. A coleta de dados da pesquisa foi feita com questionários, entrevista e observações em sala de aula. Para análise de dados, foi utilizada a análise do discurso com o intuito de perceber o que não foi dito e considerar fatores externos a eles, como ideológicos e sociais. Refletimos sobre os processos de esquecimentos, o primeiro de enunciação, que nos leva a falar de uma maneira e não de outra. Nesse caso, nossa memória discursiva não contempla a produção afrodescendente; já o segundo é ideológico, pois, quando nascemos, esse processo já está pronto, ele não se inicia em nós, o esquecimento é estruturante, o sujeito se esquece o que já foi dito e tal processo não é involuntário; portanto, por meio do discurso e do esquecimento, vamos apagando a produção científica, artística e cultural de outros povos. Imersos na pesquisa, os alunos tiveram a oportunidade de fazer apresentações musicais dos instrumentos trazidos por eles de maneira alegre e festiva, de conhecer a kalimba a partir da apresentação do instrumento, contribuindo para uma reflexão sobre contextos e ambientes nos quais estão inseridos, discutindo o racismo estrutural e o epistemicídio a partir do apagamento cultural e científico de outros povos. O produto educacional será a sequência didática utilizada na realização da pesquisa, no qual será apresentado os poemas de escritoras negras com o intuito de sensibilizar, contextualizar e apresentar a kalimba junto com os outros instrumentos musicais de matriz africana.
Palavras-chave: Kalimba. Ensino decolonial. Ondas sonoras.
Dissertação | Produto Educacional |
O som da kalimba: o ensino de Física em uma perspectiva decolonial | Sequência didática - o som da Kalimba: o ensino de física em uma perspectiva decolonial |
Orientador: Prof. Dr. André Perticarrari
Data da defesa: 06/11/2023
O uso da Aprendizagem Baseada em Modelos e suas implicações na Alfabetização Científica de alunos do ensino fundamental sobre vacinas
Autor(a): Cleudinaldo Guimarães Siles
Orientador: Prof. Dr. André Perticarrari
Data da defesa: 06/11/2023
Resumo: É comum a utilização de modelos como estratégia didática de ensino, entretanto, esta estratégia geralmente não é abordada de forma problematizadora, tal como preconizado no Ensino por Investigação. Admitindo que a finalidade do ensino de ciências seja a Alfabetização Científica, o objetivo deste trabalho consiste em analisar como o uso da Aprendizagem Baseada em Modelos contribui para a aprendizagem sobre vacinas e suas implicações na Alfabetização Científica. Para tal, foram realizadas duas sequências de ensino investigativo, sendo uma planejada com o uso de modelos e a outra não. As sequências foram aplicadas a estudantes do 7° ano de uma escola municipal de Praia Grande, estado de São Paulo. Para analisar os dados qualitativos foram utilizados como categorias de análise os indicadores de Alfabetização Científica propostos por Sasseron e Carvalho. Os resultados apontam que o uso de modelos, em uma abordagem investigativa, favorece maior engajamento dos estudantes, promovendo mais interações discursivas sobre o tema em sala de aula, possibilitando evidenciar a manifestação de indicadores de alfabetização científica. Como produto educacional foi elaborada uma proposição de Sequência de Ensino Investigativo sobre vacinas com o uso de uma a Abordagem Baseada em Modelos.
Orientador: Prof. Dr. André Perticarrari
Data da defesa: 06/11/2023
Resumo: É comum a utilização de modelos como estratégia didática de ensino, entretanto, esta estratégia geralmente não é abordada de forma problematizadora, tal como preconizado no Ensino por Investigação. Admitindo que a finalidade do ensino de ciências seja a Alfabetização Científica, o objetivo deste trabalho consiste em analisar como o uso da Aprendizagem Baseada em Modelos contribui para a aprendizagem sobre vacinas e suas implicações na Alfabetização Científica. Para tal, foram realizadas duas sequências de ensino investigativo, sendo uma planejada com o uso de modelos e a outra não. As sequências foram aplicadas a estudantes do 7° ano de uma escola municipal de Praia Grande, estado de São Paulo. Para analisar os dados qualitativos foram utilizados como categorias de análise os indicadores de Alfabetização Científica propostos por Sasseron e Carvalho. Os resultados apontam que o uso de modelos, em uma abordagem investigativa, favorece maior engajamento dos estudantes, promovendo mais interações discursivas sobre o tema em sala de aula, possibilitando evidenciar a manifestação de indicadores de alfabetização científica. Como produto educacional foi elaborada uma proposição de Sequência de Ensino Investigativo sobre vacinas com o uso de uma a Abordagem Baseada em Modelos.
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Modelos. Ensino por Investigação. Alfabetização Científica. Vacinas. Ensino Fundamental.
A arte urbana do grafite e as suas possibilidades didáticas no ensino dos referenciais em física
Autor(a): Admilson Luiz Navarro
Orientador: Prof. Dr. Emerson Ferreira Gomes
Data da defesa: 07/11/2023
Resumo: Essa dissertação tem como objetivo de apresentar e analisar uma sequência didática como produto educacional para a divulgação científica no ensino de ciências destinadas ao público escolar alunos do ensino médio. O conhecimento da Física no ensino médio, segundo a BNCC auxilia na construção e na formação do cidadão, onde este se torna atuante em seu mundo, ou seja, consiga compreender e participar de forma mais clara e objetiva em realidade. A Arte é a manifestação das ideias e filosofias, sendo a representação do mundo sob cada olhar, o grafite nasceu dessa forma para manifestar o pensamento dos artistas que, historicamente, foram colocados à margem da sociedade. A construção interdisciplinar entre a Física e a Arte trazem as abordagens entre as relações que construíram a nossa sociedade, ou seja, a Física e a Arte estão ligadas direta ou indiretamente na formação social. A escola é um espaço provocador de possibilidades reflexivas e que promove o diálogo, trazendo a interação discursiva em sala de aula para a construção do conhecimento. Esta dissertação proporciona uma atividade interdisciplinar para tomar ciência das múltiplas relações que podem ser estabelecidas entre as disciplinas de Física e Arte, por meio da interação dos conteúdos da arte urbana do grafite e dos referenciais em física através das experiências dos alunos, e pretende-se, com isso, fortalecer a formação dos estudantes superando os obstáculos epistemológicos e pedagógicos para que o espírito científico se estabeleça. Sendo está uma sugestão de aplicação para aulas no enfoque de ciências para o ensino médio, dessa maneira, o projeto deste estudo visa analisar e compreender quais são as interações possíveis para a aprendizagem interdisciplinar entre o grafite e o ensino dos referenciais em física aplicados no ensino médio. A partir da proposta dessa sequência didática foi realizado um levantamento sobre a história do grafite e a sua participação na construção social e dos referenciais em Física que conseguiram construir um paralelo com a Arte. Com base nestes referenciais desenvolveu-se uma oficina pedagógica para alunos de graduação das licenciaturas da USP, IFSP, Unifesp e outras instituições (de início essa oficina seria estabelecida para os alunos dos segundos anos e terceiros anos do ensino médio). Mas com o advento da pandemia do Covid-19, a melhor alternativa encontrada naquele momento foi a de aplicar para os graduandos de licenciatura, sobre as abordagens dos conhecimentos do Grafite e da Física e como se desenvolveu as interações discursivas pré estabelecidas, e estas questões foram analisadas dentro do contexto dialógico a partir das teorias da análise do discurso de Bakhtin, Vigotski como introdução ao conhecimento coletivo e Paulo Freire sobre a relação dialógica e a problematização estabelecida para um ensino libertador.
Palavras-chave: Arte, Grafite, Interdisciplinaridade, Física.
Desenvolvendo a argumentação no ensino médio a partir de questões sociocientíficas sobre o uso de drogas
Autor(a): Luzia Silva Aguiar
Orientador: Prof. Dr. José Otávio Baldinato
Data da defesa: 16/11/2023
Resumo: Neste trabalho nos propomos a analisar o potencial do uso de Questões Sociocientíficas (QSC) como estratégia para aliar a aprendizagem de ciências com o desenvolvimento das competências argumentativas de estudantes do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na área de Ensino de Ciências, cujo espaço de desenvolvimento foi uma escola que integra a rede Federal de Ensino na cidade de São Paulo. A proposta foi desenvolvida na forma de um curso livre, online, intitulado “efeitos sociocientíficos das drogas”. Os discentes voluntários participaram de atividades elaboradas a partir de aportes teóricos e metodológicos já detalhados na literatura de Ensino, tais como a educação CTS, o júri simulado e o jogo de papéis. Depois de realizarem pesquisas e terem contato com diferentes fontes sobre efeitos clínicos e sociais ligados ao consumo de drogas, o foco do curso foi dirigido para a controvérsia envolvendo o emprego medicinal da substância denominada canabidiol. Com isso, buscamos favorecer uma compreensão mais adequada dos aspectos científicos e sociais dessa controvérsia, bem como desenvolver a capacidade crítica e o letramento científico dos educandos, estimulando que fundamentassem suas opiniões e que praticassem a argumentação. Analisamos as falas dos estudantes, registradas em dois momentos de debate do curso, considerando a estrutura e a qualidade do conteúdo dos argumentos e das oposições entre argumentos. Após a execução de todas as etapas do curso, observamos contribuições da abordagem para a formação dos estudantes e também para a prática docente, que se revelam na forma de diálogos complexos estabelecidos entre os participantes na culminância do curso. Esta dissertação compõe o projeto de Mestrado Profissional da pesquisadora proponente. Além do relato sobre a elaboração e análise do curso ministrado, incluímos uma revisão bibliográfica de trabalhos sobre QSC apresentados em três edições do Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de Las Ciencias organizado pela revista Enseñanza de Las Ciencias, e deixamos como produto educacional um plano detalhado de aulas para uma disciplina eletiva que aborda a temática das drogas como questão sociocientífica.
Palavras-chave: Ensino de ciências, competências argumentativas, controvérsias sociocientíficas, drogas, canabidiol.
Dissertação | Produto Educacional |
Desenvolvendo a argumentação no ensino médio a partir de questões sociocientíficas sobre o uso de drogas | Sequência Didática: efeitos sociocientíficos das drogas |
Forças de Caráter e Virtudes: construção da dimensão pessoal do Projeto de Vida dos adolescentes
Autor(a): Leocádio Bibiano Barreto
Orientadora: Profa. Dra. Diva Valério Novaes
Data da defesa: 27/11/2023
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo verificar se o conhecimento das Forças de Caráter e Virtudes contribuem para a dimensão pessoal do Projeto de Vida de estudantes do Ensino Médio, com questões relacionadas ao autoconhecimento, à Identidade e à autoestima. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa de natureza aplicada, com objetivo descritivo e explicativo. O objeto de investigação utilizado foi o questionário Forças de Caráter e Virtudes, uma adaptação do questionário Values in Action (VIA) Classification of Strength. Esse instrumento foi elaborado pelo grupo de pesquisa GPSEI — Grupo de Pesquisa Ser, Estar e Integrar competências na Educação Básica da instituição em que atuamos. O processo metodológico é composto por quatro etapas. São elas: 1) Apresentação e orientações; 2) Ação individual; 3) Roda de conversa e 4) Ação protagonista. Os resultados apresentaram uma contribuição significativa das forças em relação ao despertar nos participantes os sentimentos de confiança, esperança, motivação e persistência na identificação e superação de suas fragilidades, dificuldades e desafios. As conclusões mostraram que nosso projeto trouxe expectativas positivas sobre um futuro desejado e encorajou os alunos a pensarem em suas forças e no que é necessário fazer para chegar até ele com as forças que tem. Percebeu-se, também, que se trata de um processo contínuo que se faz no cotidiano de suas vivências e no contexto familiar enquanto elemento de amparo legítimo e agregador. O Produto Educacional é composto por um Material Didático sobre as Forças de Caráter e Virtudes. O instrumento visa motivar o estudante com a prática de boas atitudes, sendo o caminho para viver em harmonia e bem-estar pessoal e social. Com isso, o estudante pode conhecer, lidar e vivenciar suas forças de maior intensidade, forças médias e menores.
Palavras-chave: Ensino. Projeto de Vida. Transdisciplinaridade. Formação de Professores. Educação Estatística.
O desenvolvimento do pensamento funcional no ensino médio e práticas de ensino para superação de defasagens de aprendizagem
Autor(a): Débora da Conceição Ferreira
Orientador: Prof. Dr. Wellington Pereira das Virgens
Data da defesa: 04/12/2023
Resumo: A pesquisa se desenvolveu a partir da compreensão, oriunda das práticas profissionais, de que havia uma desarticulação entre as aprendizagens de matemática dos estudantes e aquilo que era esperado a partir das propostas curriculares oficiais, gerando rupturas nos movimentos formativos e necessidade de recuperação de aprendizagens de estudantes ingressantes no ensino médio. Neste cenário, foi necessária a reflexão sobre os saberes matemáticos desenvolvidos em sala, sobretudo após um período de interrupção dos processos presenciais de escolarização, em razão da Pandemia de SARs-COV-2 (COVID-19), o que demandou analisar práticas de ensino desenvolvidas com estudantes do ensino médio, que transitaram por diferentes contextos de aprendizagens, especialmente aqueles vinculados ao ensino remoto, sistemas híbridos e retorno ao ensino presencial, o que, por hipótese, potencializou o surgimento de dificuldades de aprendizagem, em geral, e de matemática, em particular, o que se assemelha a movimentos históricos de acúmulo de defasagens de aprendizagens. Por conta disso, analisamos, a partir do conceito de aprendizagem, o movimento de superação da perspectiva do saber-fazer em favor de movimentos formativos que privilegiam a aprendizagem e promovam, dialeticamente, a superação daquelas defasagens. Nesta perspectiva, a pesquisa foi subsidiada por pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Histórico-cultural e da Atividade Orientadora de Ensino que evidenciaram a importância da apropriação, pelos estudantes, de processos de produção do conhecimento para a superação de eventuais defasagens de aprendizagem, em detrimento de perspectivas que tratam de modo linear os processos de ensino e de aprendizagem. A partir dessas premissas, analisamos dados produzidos e coletados a partir de um experimento formativo desenvolvido em uma escola da rede pública estadual, na periferia do município de São Paulo, em que acompanhamos os movimentos de superação de defasagens de aprendizagens pregressas, popularmente conhecido como processo de recuperação, envolvendo o desenvolvimento do pensamento funcional, de modo que, durante o processo, foi possível verificar indícios de que os estudantes passaram a compreender que o pensamento funcional é objetivado a partir da compreensão relação biunívoca entre elementos de dois ou mais conjuntos, bem como puderam se apropriar de conceitos e ideias matemáticas apresentados em momentos pregressos que constituíam defasagens de aprendizagem em relação ao currículo oficial. Como produto educacional, foi organizado um material didático de apoio (sequência didática) voltado a professores de matemática da educação básica que pode contribuir para a reflexão sobre as próprias práticas pedagógicas relacionadas ao ensino de funções em uma perspectiva que potencializa, ainda, a superação de defasagens no ensino que tenham sido acumuladas ao longo do tempo.
Palavras-chave: Ensino de Matemática; Funções; Recuperação de aprendizagem; Defasagem de aprendizagem; THC; Superação.
O Clube de Ciências na visão delas: experiências de monitoras de Ensino Fundamental II, em uma perspectiva de gênero
Autor(a): Érica Sirvinska
Emerson Ferreira Gomes
Data da defesa: 04/12/2023
Resumo: A partir da concepção de que a ciência se configura como um sistema com bases androcêntricas, é fundamental que discussões sobre gênero, ciência e tecnologia aconteçam desde o início na vida escolar. Nesta perspectiva, esta pesquisa tem como objetivo analisar o engajamento científico de estudantes do Ensino Fundamental II que atuam como monitoras de um clube de ciências na divulgação da ciência, em uma perspectiva de gênero. Para tanto, foram desenvolvidas oficinas sobre temas da história da ciência e dos estudos sociais da ciência e tecnologia contemporânea, com base nos pressupostos teóricos de Snyders, Freire e Vigotski. As monitoras foram responsáveis por realizar as oficinas com os demais participantes do clube de ciências, sob orientação da pesquisadora. Ao final de cada sequência de oficinas, elas produziram conteúdo para publicação nas redes sociais do clube. A avaliação de seu engajamento científico ocorreu por meio de coleta de dados em grupos focais e notas de campo da pesquisadora, com posterior análise por meio da análise discursiva de Eni Orlandi. Os resultados mostram que a participação em um clube de ciências que possui uma perspectiva de gênero contribui para a superação da imagem estereotipada do cientista, antes mesmo da atuação na monitoria. Além disso, fazer parte de um grupo de monitoras promove um sentimento de pertencimento, de validação e valorização enquanto protagonista de seu processo de aprendizagem, contribuindo para seu engajamento científico. Também colabora para o desenvolvimento de habilidades de comunicação, tomada de decisões e trabalho em equipe. O engajamento científico também é perceptível pela iniciativa das monitoras em sugerir modificações nas atividades propostas e de continuar o trabalho mesmo após o término da pesquisa. O produto educacional resultante desta pesquisa consiste em um e-book contendo as oficinas desenvolvidas durante o estudo.
Palavras-chave: Engajamento científico. ODS. Monitoria. Divulgação científica. Mulheres na Ciência.
Dissertação | Produto Educacional |
O Clube de Ciências na visão delas: experiências de monitoras de Ensino Fundamental II, em uma perspectiva de gênero | E-book: Mulheres na Ciência... e na escola! |
Ações de uma professora-pesquisadora: discutindo as potencialidades e os desafios de trajetórias hipotéticas de aprendizagem nos anos iniciais
Autor(a): Juliana Silveira Barreiro Ribeiro
Orientador: Prof. Dr. Rogério Marques Ribeiro
Data da defesa: 04/12/2023
Resumo: Esta dissertação insere-se no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – Campus São Paulo, e se refere a uma investigação que teve como objetivo abordar os desafios e potencialidades enfrentados por uma professora-pesquisadora ao desenvolver uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) para explorar os diferentes significados de fração com estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa do tipo Pesquisa Intervenção, utilizando o caderno de anotações e os protocolos dos estudantes como principais instrumentos para a produção de dados. Durante o processo de pesquisa, a professora-pesquisadora enfrentou desafios relacionados à coleta de dados, sendo destacada a limitação decorrente da impossibilidade de gravar as aulas em tempo real devido à sua responsabilidade em conduzi-las. A elaboração das THA foi reconhecida como um processo trabalhoso e dispendioso, apesar de seu potencial para o ensino de matemática. Destaca-se, assim, a importância da THA no ensino de matemática, mas também um necessário olhar para os desafios práticos e questões relacionadas à implementação efetiva dessa abordagem nas escolas, e a necessidade de pesquisas adicionais para explorar maneiras de tornar as Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem mais acessíveis e aplicáveis na prática educacional. A partir do desenvolvimento da investigação, foi possível elaborar um Produto Educacional, caracterizado como um material didático, no qual são apresentadas as trajetórias hipotéticas de aprendizagem que foram construídas, desenvolvidas e nortearam o processo de ensino e aprendizagem de frações com a turma de estudantes. Tem-se a expectativa que o Produto Educacional desenvolvido inspire outros professores na construção de trajetórias hipotéticas de aprendizagem a partir das necessidades e especificidades de suas turmas e dos ambientes de ensino.
Palavras-chave: Ensino de frações. Anos Iniciais. Professora-pesquisadora. Pesquisa Intervenção.
Um estudo das Representações Sociais de estudantes universitários sobre o chatbot em apoio ao ensino de física
Autor(a): Larissa Domingas Cugler Funaki
Orientador: Prof. Dr. Marcio Vinícius Corrallo
Data da defesa: 12/12/2023
Resumo: As ferramentas tecnológicas de conversação têm ganhado espaço em diversos setores da sociedade. Na educação essa ferramenta parece promissora, com a agilidade nos feedbacks e resoluções de problemas. Nesse sentido, entender as Representações Sociais de futuros professores sobre o uso de chatbot para o ensino de fisica pode ajudar na adoção e disseminação dessa tecnologia, na educação básica. Mesmo com os avanços dessas tecnologias, nota-se grande fragilidade na literatura, especialmente sobre as Representações Sociais de estudantes e professores. Diante desse contexto, é razoável acreditar que o mapeamento das Representações Sociais de estudantes de licenciatura em fisica sobre o uso de chatbot em apoio ao ensino de fisica pode sinalizar eventuais obstaculos e/ou caminhos para sua ampla adoção em espagos educativos. Para este estudo utilizamos como referencial tedrico-metodologico a Teoria do Nucleo Central. Coletamos os dados por meio de um questionario estruturado pela associação livre de palavras. Realizamos o processamento de dados pelo software IRAMUTEQ, por meio da analise de similitude e analise prototipica. Os resultados apontaram a presenca de contradi¢des nas Representagdes Sociais dos estudantes que podem sugerir a presenca de obstaculos na implementação dessa tecnologia na educação basica. A luz desses resultados, elaboramos, como produto educacional, um tutorial de desenvolvimento de chatbor, baseado na ferramenta DialogFlow, para que professores com nogdes basicas de informatica possam criar seus proprios chatbots em espagos virtuais integrados ao Moodle.
Palavras-chave: Representagoes Sociais; Charbor; Inteligéncia Artificial; Ensino de Fisica; Moodle.
Dissertação | Produto Educacional |
Um estudo das Representações Sociais de estudantes universitários sobre o chatbot em apoio ao ensino de física | Manual: Implementação de um chatbot no Moodle |
A exteriorização de habilidades socioemocionais em aulas de Geometria: contribuições de uma sequência didática para alunos do terceiro ano do Ensino Médio
Autor(a): Célio Roberto Januário
Orientadora: Profa. Diva Valério Novaes
Data da defesa: 15/12/2023
Resumo: O objetivo desta pesquisa-ação foi investigar se habilidades socioemocionais emergem de uma sequência didática que envolveu, discussão sobre violência nas escolas no retorno presencial em 2022, a construção de um objeto tridimensional utilizando técnicas de origami, exposição e seminários sobre esses temas e uma sequência de atividades criadas a partir do objeto tridimensional para abordagens de noções matemáticas sobre o cálculo de área de figuras planas. Nossa pesquisa contemplou alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da zona sul de São Paulo. Por esse objetivo, buscamos responder a seguinte questão de pesquisa: quais habilidades socioemocionais podem emergir de uma sequência didática elaborada com técnicas de origami para a aprendizagem de noções de matemática sobre área de figuras planas? À luz da teoria da Inteligência Emocional de Daniel Goleman e das orientações do Guia Casel sobre a aprendizagem socioemocional, nossos registros e Rodas de Conversas apontaram para uma conclusão positiva, tanto para os aspectos socioemocionais como matemáticos. Os aspectos socioemocionais apresentados nesta pesquisa constam também na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e são mobilizados para resolver demandas da vida cotidiana do aluno. Por exemplo, o exercício da empatia, o diálogo, respeito à diversidade e a cooperação. Esses aspectos, que contribui para a formação de uma das competências, (Consciência Social) segundo Casel (2015), foram constatados no desenvolvimento de nossas atividades. Por fim, o Produto Educacional gerado será um documento detalhando toda a sequência didática desenvolvida.
Palavras-chave: Habilidades Socioemocionais, Origami, Figuras Planas e Matemática.
Análise de uma Sequência de Ensino Investigativa com um Grupo de Estudantes Surdos: a Covid-19
Autor(a): Vanessa da Silva Santos
Orientador: Prof. Dr. Pedro Miranda Junior
Data da defesa: 18/12/2023
Resumo: O acesso ao conhecimento científico possibilita ao aluno compreender os fenômenos da natureza e a leitura de mundo, contribuindo para formação de cidadãos críticos que reconhecem a importância desses conceitos para o debate de questões socioambientais e de saúde pública. Nesse contexto, o Ensino de Ciências por Investigação (ENCI) vem se destacando por ser uma abordagem de ensino que instiga a participação dos estudantes no levantamento e teste de hipóteses para solucionar um problema de investigação proposto em aula, contribuindo assim para construção do conhecimento, desenvolvimento de habilidades e entendimento da ciência. No ENCI, o aluno é protagonista e aprende por meio da interação com seus pares na resolução de problemas. Esta abordagem pode ser desenvolvida em sala de aula por meio de diferentes estratégias, dentre elas destaca-se a Sequência de Ensino Investigativa (SEI), que possibilita a construção de conceitos a partir da resolução de um problema relacionado ao cotidiano dos estudantes. Neste sentido, a presente pesquisa, conduzida por meio de uma abordagem qualitativa e empregando o método da pesquisa-ação, tem como objetivo analisar as potencialidades de uma SEI para a construção de conceitos científicos relacionados ao tema vírus, com ênfase para o da Covid-19. A SEI foi aplicada com um grupo de estudantes surdos do 7º ano do Ensino Fundamental, em uma escola bilíngue. Os dados da pesquisa foram coletados por meio dos seguintes instrumentos: observações no diário de campo, questionários, produções dos alunos e gravações das atividades durante a SEI. Os dados foram analisados a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados evidenciaram que atividades investigativas contribuem para a participação ativa e reflexiva dos alunos em situações cotidianas relacionadas ao conhecimento científico. Destacamos que o ambiente bilíngue durante a realização das atividades da SEI, em 2021, permitiu ampliar a discussão sobre a situação sanitária vivenciada em todo o mundo, a pandemia da Covid-19, assunto que era frequentemente abordado na mídia na língua oral e pouco acessível à comunidade surda. Com o propósito de colaborar com as práticas de professores de Ciências que atuam com estudantes surdos, elaboramos a partir desta pesquisa, como produto educacional, uma sequência de ensino investigativa para ser desenvolvida em uma proposta de ensino bilíngue, considerando a Libras como primeira língua, a língua de instrução, e o português na modalidade escrita como segunda língua.
Palavras-chave: Ensino de Ciências por Investigação, Sequência de Ensino Investigativa, Surdos, Bilinguismo, Covid-19.
Dissertação | Produto Educacional |
Análise de uma Sequência de Ensino Investigativa com um Grupo de Estudantes Surdos: a Covid-19 | Sequência de Ensino Investigativa: a Covid-19 |
Trajetória Hipotética de Aprendizagem – o papel das tarefas a partir do conceito de variáveis
Autor(a): Amanda Oliveira Calazans
Orientador: Prof. Dr. Armando Traldi Jr
Data da defesa: 19/12/2023
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar o potencial formativo de tarefas em uma trajetória hipotética de aprendizagem (THA), dedicada a introduzir a noção de variável no estudo de polinômios, com um grupo de estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental. Este estudo foi desenvolvido em uma escola da rede privada da cidade de São Paulo, em que a autora é a professora pesquisadora. A THA envolveu a construção de um cenário hipotético que possibilitou que a professora refletisse sobre a sua prática baseando-se na sua experiência e colocando como objeto de estudo a dinâmica da sala de aula em que atua, na tentativa de planificar o ensino de matemática sob uma perspectiva construtivista. A presente pesquisa é do tipo qualitativa pois considera a complexidade dos sujeitos envolvidos e tem maior foco no seu desenvolvimento do que no produto. Sua aplicação foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa e os dados produzidos foram registrados utilizando gravações de áudio, anotações de interações e observações de aula e protocolos dos estudantes participantes. A pesquisa revelou que, por meio da participação dos estudantes em tarefas desafiadoras envolvendo variáveis matematicas, foi possivel identificar a articulação de conceitos disponíveis para a formação de um novo conceito. Além disso, o caráter aberto e desafiador das tarefas sobre variáveis estimulou o debate em sala de aula e permitiu que estudantes com diferentes níveis de compreensão e a professora pesquisadora mobilizassem conhecimentos durante a execução das tarefas. A THA elaborada e as teorias utilizadas como referencial desta pesquisa foram adaptadas e originaram o produto educacional intitulado “Tarefas no Scratch para ensino de variáveis”, que será publicado junto a esta dissertação e poderá servir como referência para educadores e educadoras.
Palavras-chave: Scratch. Professor-pesquisador. Anos Finais do Ensino Fundamental. Educação Matemática. Polinômios.
Dissertação | Produto Educacional |
Trajetória Hipotética de Aprendizagem – o papel das tarefas a partir do conceito de variáveis | Tarefas no Scratch para ensino de variáveis |
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