Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Cabeçalho - Opções de acessibilidade

Página inicial > Destaques > Nova edição da revista “Odisseia Literária” reúne contos premiados em concurso do IFSP
Início do conteúdo da página

Nova edição da revista “Odisseia Literária” reúne contos premiados em concurso do IFSP

Publicado: Quarta, 16 de Julho de 2025, 18h00 | Última atualização em Quarta, 16 de Julho de 2025, 18h01

Está no ar a mais recente edição da Odisseia Literária, publicação que traz os contos vencedores do VI Concurso Literário Abrace um Autor, promovido por estudantes do curso de Letras do Campus São Paulo.

A revista apresenta textos das categorias interna e externa do concurso, valorizando novas vozes e promovendo o diálogo entre diferentes estilos e temas.

Entre os contos de autoria de estudantes do IFSP, os leitores encontrarão narrativas que exploram com sensibilidade questões humanas e existenciais. Em “As cores certas”, Sabryna Andrade de Almeida lança um olhar infantil e profundo sobre a figura paterna. Já em “Wendy”, de Heitor Manoel de Menezes Ferreira, a infância volta à cena em uma narrativa de descobertas e sutilezas. Rafael Augusto Nogueira Cimmino, em “Escreva sobre a minha angústia”, propõe uma reflexão sobre subjetividade e tecnologias. Encerrando esse bloco, “Jardim”, de Letícia Giovanna Souza Doracenzi, usa a metáfora das flores para falar sobre as diversas fases do amor.

Os contos da categoria externa, mais numerosos nesta edição, ampliam o leque temático, incluindo discussões sociais e políticas com igual força literária. O racismo, a violência contra a mulher, o luto, a memória, os afetos familiares e as relações interpessoais estão entre os temas abordados. Dentre os destaques, estão “Destinos cruzados”, de Djalma Silva Pereira, que expõe as desigualdades sociais marcadas pelo racismo, e “Ela precisou ir”, de Sílvia Ribeiro Guimarães, que trata com delicadeza a difícil decisão de romper um ciclo abusivo.

Outros textos abordam o cotidiano urbano, como “Entre linhas”, de Eduardo Felipe Rocha Vieira, e as memórias afetivas, como em “Águas passadas”, de Flávio Sanso. Também há espaço para a ficção especulativa com crítica social, como em “A_veia_hacker”, de Luciane Crippa. Encerrando a seleção, contos como “Cortejo das sete almas” e “Presença na oliveira” trazem elementos simbólicos e poéticos para lidar com a perda e a espiritualidade.

Com uma variedade de vozes e estilos, a nova edição da Odisseia Literária convida os leitores a uma verdadeira viagem por temas universais, afetos cotidianos e provocações contemporâneas — tudo isso através do olhar de jovens autores e autoras que mostram a força transformadora da literatura.

v. 3 n. 2 (2025): Odisseia Literária

registrado em:
Fim do conteúdo da página