III Novembro Negro do IFSP Campus São Paulo e II SCTI - Territórios Periféricos (21 de novembro de 2024)
Edição deste ano contará com palestras, oficinas e exposição de trabalhos
O objetivo do calendário afirmativo é propiciar ações institucionais em todas as áreas do conhecimento que busquem formação educacional na perspectiva étnico-racial com a comunidade do IFSP e externa, tanto no cumprimento das referidas legislações, quanto no entendimento que a diversidade étnico-racial é parte fundamental nas dimensões de ciência, cultura, mundo do trabalho e tecnologia.
Nesta terceira edição do Novembro Negro do IFSP campus São Paulo, a temática de reflexão central é "Diálogos para o futuro: desafios e oportunidades para populações negras no Brasil", nesse sentido, profissionais, estudantes e pesquisadores na temática étnico-racial foram convidados para compor mesas, ministrar palestras, realizar oficinas e mediar cine-debates.
Importante destacar que dois professores pesquisadores (do NEABI-IFSP) apresentarão ao longo do evento mesas sobre o intercâmbio realizado em Moçambique - AfroIF Articulando Saberes - e haverá uma oficina ligada ao tema. Além disso, durante 3 semanas ficarão expostas exposições de trabalhos ligados a temática étnico-racial no saguão geral.
Por fim, dentro do III Novembro Negro acontecerá pelo segundo ano seguido o "II SCTI - Seminário Cidade, Territorialidades e Interseccionalidade: Territórios Periféricos". Neste, haverá o lançamento do documentário TENEGRES: Brasilândia (projeto de extensão realizado por estudantes do IFSP em uma escola pública da Brasilândia), uma mesa e a mostra fotográfica interativa que ficará exposta ao longo de 3 semanas.
***
Confira o que aconteceu nas palestras no canal do Youtube do Campus São Paulo
Redes Sociais