Estudantes do Campus São Paulo são premiados na OBA
No dia 26 de setembro, 15 estudantes do Campus São Paulo receberam medalhas em reconhecimento ao desempenho obtido na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2025: oito conquistaram medalhas de ouro, cinco de prata e dois de bronze.
A prova da OBA foi realizada em 16 de maio, de forma presencial no próprio campus, reunindo alunos do ensino técnico integrado ao médio de diferentes cursos da instituição. A cerimônia de premiação ocorreu no auditório Aldo Ivo de Vincenzo e contou com a presença da deputada federal Tabata Amaral, que compartilhou sua trajetória marcada pelas olimpíadas do conhecimento. Graças a seu desempenho em competições científicas, Tabata obteve uma bolsa de estudos em escola particular e, ao final do ensino médio, já somava mais de 40 medalhas em matemática e ciências, além de ter representado o Brasil em cinco torneios internacionais.
Nos últimos anos, a parlamentar tem destinado emendas para apoiar olimpíadas científicas, o que possibilitou ações em nosso campus, como a visita do planetário itinerante e a realização de oficinas de foguetes durante a Sedcitec 2025. Essas iniciativas ampliam o contato dos estudantes com a ciência e incentivam novas descobertas.
Sob a coordenação do professor Arthur Vinícius Resek Santiago desde 2020, o campus também celebra conquistas individuais. Em 2024, um aluno do campus foi selecionado entre os 400 melhores estudantes do Brasil. Trata-se de Eros Hanry Rodrigues Machado, ex-aluno do quarto ano do curso técnico em Mecânica (hoje é universitário) havia participado das olimpíadas durante todos os anos do ensino médio. Seu desempenho o colocou no radar da seletiva internacional de astronomia, consolidando-se como o primeiro estudante do campus a atingir esse nível de destaque.
O professor Arthur destaca que realiza uma preparação online para a primeira fase da OBA, por meio de um canal no YouTube com aulas sobre todos os temas da competição, além de encontros semanais para os alunos que obtêm notas acima de sete. As reuniões ocorrem às quintas-feiras, entre 12h e 13h, horários que atendem tanto estudantes do período matutino quanto do vespertino.
Para Caio César Previato, aluno do segundo ano do curso técnico integrado ao ensino médio em Mecânica, a conquista da medalha de ouro em uma olimpíada de conhecimento representa um marco importante. “É algo muito gratificante e que pode abrir portas em grandes faculdades apenas pelo fato de participar. Para mim, tem um valor enorme e me deixa muito feliz”, afirma.
O estudante destaca ainda o papel fundamental do Campus São Paulo em sua preparação. “Eles nos oferecem aulas extras, além da grade curricular, justamente para treinar e nos preparar para essas competições. Sinto que esse apoio fez toda a diferença”, conclui.
Ouro 🥇
Bruno Kenji Inoue
Caio César Previato
Daniela Yuki Endo
Dante Vinícius Silva Cordeiro
Fidel Ricardo de Souza Passoli
Gustavo Vieira Stoppa
Lucas Lemos Leme
Thiago Pereira Arine
Prata 🥈
André Araújo Silva
Edelsio Vitório Juliano Alves de Morais
Gabriel Agrico de Paula Avelaneda Martha
Natália Magalhães Lima
Samuel Alves de Siqueira
Bronze 🥉
Arthur Fukuyama de Andrade
Mauricio Carriel Souza de Oliveira
Redes Sociais